Instrutor de Operador de Ponte Rolante

O curso de Formação de instrutor de estará direcionado para profissionais da área de segurança do trabalho, como técnicos de segurança do trabalho, técnicos de enfermagem do trabalho, gerentes de recursos humanos. As aulas serão ministradas teoria e pratica, com uma equipe multidisciplinar, composta por instrutores com conhecimento pratico com ampla experiência na área de formação de instrutores.

Processo educacional aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual pessoas aprende conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos, treinamento apostilado e prático ao participante com exercícios simulados, este método se apresenta mais eficaz uma vez que a eficiência do profissional depende muito mais da prática. Formas de abordagem para capacitá-los como instrutores conforme aprendizagem para reflexão do cotidiano em mudança do comportamento para transmitir as informações de forma segura e convincente. Principais NR´S que influenciam no desempenho das atividades para operar a Ponte Rolante, tipos e modelos de pontes rolantes.

Conceitos: Partes da Ponte Rolante (Motor elétrico, viga, trolei (carro) talha, botoeira, freio, gancho, miotão, cabo de aço etc. Regras de Operação conforme NR11 do Min. Trabalho; Regras Básicas de Operação, regras para partida da ponte rolante, operações diversas sem carga, com carga e com cargas especiais,regras básicas de segurança de acordo com a NR11 Norma Regulamentadora do Min. Trabalho.
Exercícios evolutivos verificação da manutenção diária pelo operador (conforme NR11), identificação das partes da máquina, identificação das alavancas de comando e instrumentos

Utilizada na elevação e no transporte de cargas, a ponte rolante é muito utilizada em grandes ambientes industriais. A estrutura suspensa, na maioria das vezes dentro de um edifício ou galpão, é responsável pelo deslocamento de materiais nos mais diversos sentidos, como transversal e longitudinal. Esse maquinário pode ser montado em vãos pequenos, de aproximadamente seis metros, ou em vãos maiores, podendo chegar aos 30 metros.

Por se tratar de um equipamento complexo e sofisticado, é necessário possuir um curso de habilitação para o manuseio do equipamento e também para garantir a segurança no ambiente de trabalho. Com o aprendizado teórico-prático, será possível que o operador consiga desempenhar todas as funções que a ponte rolante pode oferecer, sem que com isso comprometa a eficiência e a segurança.

Onde encontrar cursos de Instrutor de Operador de Ponte Rolante?

A Mundial Cursos oferece muitos cursos voltados para o setor de operação de maquinários e equipamentos, assim como de normas técnicas e reguladoras do trabalho nessas áreas. O curso para instrutor de operador de ponte rolante da Mundial Cursos é um multiplicador de profissionais operadores aptos e capazes de desenvolver todos os tipos de serviços relacionados ao uso da ponte rolante. Isso ocorre, pois o curso está baseado em um processo educacional que é aplicado de maneira organizada e sistemática.

Além de toda a parte protocolar como atender às legislações relacionadas, o curso para instrutor de operador de ponte rolante da Mundial Cursos aplica a gestão empresarial e busca sempre valorizar e preservar a integridade física, assim como a qualidade de vida do operador do equipamento. A atuação da Mundial Cursos acontece em diversas organizações industriais, hospitalares, empresariais, de construção civil, e diversas outras, pois a lei determina que cursos de capacitação para trabalhadores são obrigatórios

antes da realização de atividades laborais. Por isso os cursos são levados a pequenas e médias empresas, funcionando como ponte entre instrutor e aluno. Empresas também buscam certificação de qualidade a partir dos cursos oferecidos, isso porque ocorre à diminuição de acidentes de trabalho devido a atenção dada às normas de segurança durante o período de curso, além da conscientização e avaliação dos locais de trabalho, como identificação de riscos ambientais, materiais e propondo ações para minimizá-los.

O material utilizado no curso para instrutor de operador de ponte rolante é composto de materiais ilustrativos e teóricos, apostilas e exercícios práticos, assim como exercícios simulados para desenvolver a capacidade dos futuros instrutores e operadores. O curso é também um processo de educação especializada, intencional e sistematizada, tendo como principal objetivo aperfeiçoar e atualizar o trabalho de instrutores de operadores de ponte rolante.

A Mundial Cursos oferece os seguintes conteúdos programáticos para os participantes do curso para instrutores de operador de ponte rolante: O que é o treinamento, perfil do instrutor, o papel do instrutor, responsabilidades, qualidades e habilidades do instrutor, assim como processo de aprendizagem e treinamento, recursos utilizados para aprendizagem, além de regras para operar de acordo com NR11, NR12 do Ministério do Trabalho, regras de operação, acidentes com paleteiras e muito mais! Conheça o curso para instrutor de operador de ponte rolante da Mundial Cursos.

 

 


Os "02 Dias Mais Rápidos" para Conseguir uma Nova Profissão!

Cadastre-se agora!
100% livre de spam.