Curso de Segurança na Operação de Ponte Rolante

Conheça como funciona o curso de segurança na operação de ponte rolante

O curso de segurança na operação de ponte rolante é um curso de aperfeiçoamento profissional com o objetivo de desenvolver as capacidades de segurança na operação de ponte rolante, conservação, manutenção dos equipamentos, levando em conta a segurança, qualidade e preservação.

Com objetivo de suprir as necessidades das empresas de terem funcionários capacitados e com desenvolvimento técnico (teórico/prático) exigido em norma, desenvolvemos este curso para profissionalizar e preparar o futuro operador para a atividade completa em seu trabalho.

Para saber mais sobre os requisitos do curso de segurança na operação de ponte rolante, confira as informações a seguir.

 

Pré – requisitos

 

Para ingressar no curso de segurança na operação de ponte rolante o aluno deve ter a idade de 18 anos (dezoito anos) completos.

Deverá também ter o ensino médio completo para que seja apto a realizar as atividades e assimilar o conteúdo do curso integralmente.

É preferencial que tenha o conhecimento prévio de pontes rolantes, o suficiente para que possa ter um aproveitamento mais rápido e satisfatório do curso.

Caso você não possua nenhum conhecimento do funcionamento de uma ponte rolante, continue a leitura do artigo.

 

O que é uma Ponte Rolante?

 

Como veremos no curso de segurança na operação de ponte rolante, tratam-se de máquinas de elevação do tipo guindaste. Sua estrutura é formada pelas seguintes peças: começando pela ponte, cabeceiras, vigas, carro talha, talha, Trolley (carrinho), ponte rolante apoiada, ponte rolante suspensa, ponte rolante uni- viga e ponte rolante dupla – viga.

Além dessas partes, ela possui um sistema de controle de movimento que é composto pelas seguintes partes: Botoeira pendente, controle remoto e cabine.     

 

A norma que regulamenta o manejo e manutenção da ponte rolante é a NR – 11, que também será estudada no curso de segurança na operação de ponte rolante, mais à frente veremos quais as principais normas que segmentam a profissão de segurança na operação de ponte rolante.

Para saber mais sobre os mecanismos que compõem a sua estrutura, entre no link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_rolante

 

O que faz um operador de ponte rolante?

 

O operador de ponte rolante é o profissional que irá manejar o equipamento, ajustando seus comandos, acionando os movimentos da máquina, interpretando o painel de instrumentos de medição e testando os comandos de acionamento. Ele também é responsável por avaliar as condições dos equipamentos, fazendo a manutenção preventiva e acionando a equipe responsável pela manutenção geral caso algo não esteja de acordo.

São responsáveis também pela preparação da área para operação dos equipamentos transportando os materiais em máquinas de elevação.

Um operador de ponte rolante ganha em média o salário de R$ 1.703 (mil setecentos e três reais), podendo chegar a R$ 2.288 (dois mil duzentos e oitenta e oito).  base no ano de 2018 Com o curso de segurança na operação de ponte rolante o operador já sai habilitado para exercer sua profissão.

Um curso de referências normativas das normas que tangem a segurança e legislação na operação de ponte rolante é um diferencial ao currículo do operador. Sendo essas normas as seguintes:

NR – 11: Referente ao transporte, armazenagem, movimentação e manuseio de materiais;

NR – 12: Referente a segurança do trabalho de equipamentos e máquinas;

NR – 18: Referente a condições e meio ambiente no trabalho na indústria de construção.

NR – 06: Referente à equipamentos de proteção individual (EPI).

Saiba mais sobre a profissão de operador de ponte rolante no link abaixo.

http://www.ocupacoes.com.br/cbo-mte/782130-operador-de-ponte-rolante

 

No que consiste o curso

 

O curso de segurança na operação de ponte rolante irá formar o operador com competência técnica em operação de pontes rolantes, com embasamento teórico e prático da profissão. O profissional adquirirá capacidades relativas à segurança em manutenção e manejo de pontes.

Na programação do curso de segurança na operação de ponte rolante o aluno aprenderá diversos tópicos, dentre eles destacam-se os seguintes:

  • Os conceitos de pontes rolantes – o aluno saberá distinguir os tipos de pontes rolantes, suas peças, seus modelos e etc;
  • Noções de manutenção preventiva – apesar da manutenção do maquinário ser feito por profissionais especializados, o aluno aprenderá as noções básicas para manejar a máquina de forma a conservá-la e a manutenção diária a fim de prevenir possíveis danos.
  • Noções de comunicação – serão ensinadas as noções básicas de comunicação não verbal (sinais manuais) durante a operação da ponte;

 

  • Segurança e legislação – No curso de segurança na operação de ponte rolante serão abordadas as legislações de segurança do trabalho na profissão, para compreensão e cumprimento dessas regras no local de trabalho. Serão abordadas também as especificações dos equipamentos de proteção a serem utilizados durante o desenvolvimento do trabalho.

Para saber quais são essas regras, veja o link abaixo.

  • Noções de operação de carga – serão apresentadas as noções de como operar uma ponte suspensa em segurança, o manejamento de dispositivos de translação e elevação no transporte de cargas aéreas em diversos locais.
  • Aulas práticas de operação de ponte – as aulas práticas do curso de segurança na operação de ponte rolante, são a parte mais importante e de grande peso para a formação do operador. Nessas aulas ele aprenderá em campo todo o funcionamento do maquinário, aprendendo a guia-lo, pondo em prática toda a teoria do curso. Veja como funciona uma aula prática no vídeo abaixo.

Após a formação no curso de segurança na operação de ponte rolante o condutor poderá exercer sua profissão com a maior desenvoltura possível adquirida no curso. São recomendadas reciclagens anuais para aprimoramento e aperfeiçoamento das técnicas de trabalho.

Para uma melhoria contínua em sua profissionalização é indicado que logo após o término do curso de segurança na operação de ponte rolante o operador faça cursos especiais na área de segurança e legislação a fim de ter um domínio pleno da segurança no manejo da máquina e cuidados adicionais.

Se você gostou desse artigo e tem interesse no curso de segurança na operação de ponte rolante, entre em contato conosco.

Para mais informações sobre esses e outros assuntos, confira nossos outros artigos e continue a nos acompanhar em nossas postagens. cursos-na-empresa-treinamento

 

 

Os "02 Dias Mais Rápidos" para Conseguir uma Nova Profissão!

Cadastre-se agora!
100% livre de spam.