Medidas de prevenção dentro de uma empresa

Os assuntos que envolvem segurança do trabalho têm ganhado força durante esses últimos anos devido ao crescimento de acidentes de trabalho, os quais ficam impunes em sua maioria, ou seja, as vítimas ficam sem um tratamento ideal e sem uma atenção qualificada.
Muitos são os paradigmas que envolvem essas situações: uma empresa mal preparada, falta de um profissional de segurança do trabalho, negligência com os funcionários nas ferramentas de trabalho e com os equipamentos de segurança, entre outros.
A chave para tudo isso é dar voz ao funcionário, protegê-lo, para que ele possa se sentir seguro no trabalho e colaborar com todo o meio no seu ambiente de trabalho.
Infelizmente não temos uma cultura preventiva desde que nascemos. Ela não é implantada nas escolas, nas universidades e nas comunidades, pois na cabeça de muitos só servem para meios específicos, como é o caso do ambiente de trabalho.
Sabemos que falta campanha para abordar o tema de uma forma mais ampla, por isso que foi preciso evidenciar normas e leis para elaboração de medidas de prevenção. Você deve estar se perguntando porquê precisa saber disso, se você é um trabalhador veja então agora algumas dos principais motivos do porquê você precisa saber sobre medidas de prevenção dentro de uma empresa:

1. Seu trabalho é sua segunda casa pois você passa a maioria do seu tempo nele, por isso devemos se atentar a tudo o que está á nossa volta e isso inclui nossa segurança. Cheque todas as suas ferramentas de trabalho, pergunte sempre ao seu superior se você deve ou não utilizar algo que não está ao seu alcance, se não sabe como funciona então não mexa sem saber.

2. Se houver equipamentos de segurança utilize-os sempre, mesmo que esses equipamentos sejam mínimos dentro de um setor que não é o seu, por exemplo.

Imagem relacionada

3. Esteja sempre atento aos riscos que a empresa pode oferecer, e ao detectá-los comunique sempre ao seu empregador ou ao líder do seu setor para que utilize medidas de prevenção.

4. Mantenha seus conhecimentos sobre segurança do trabalho e medidas de prevenção sempre em dia realizando sempre treinamento e cursos novos, pois você poderá recorrer á eles quando precisar e quando tiver que tomar alguma decisão sobre estes assuntos.

5. Procure conhecer bem a empresa que você trabalha. Busque informações com ex funcionários e colaboradores que trabalham nela há muito tempo. Se houver oportunidade converse com seus superiores, entre em sites de busca e colete dados sobre a história, a política e os valores da empresa.

Olhando para estas dicas fica fácil entender que a sociedade só vai cair em si sobre medidas de segurança quando passar por alguma experiência muito próxima. As políticas de segurança e saúde do trabalho devem ser importantes tanto para os empregadores quanto também para os funcionários de uma organização como um todo. Nossa responsabilidade como cidadão e também como sociedade civil organizada é de reunir todos os esforços como seres humanos para levar esta causa adiante com muita garra. É papel dos sindicatos discutir este tema também, levando conhecimento de segurança e saúde com ações de melhorias nas instituições de trabalho.

Conheça mais sobre cursos na área de segurança do trabalho clicando no site https://mundialcursos.com.br